INSS atrasado? Saiba o que fazer!

Atrasar o INSS é um hábito até comum entre os brasileiros, mas esse descuido pode gerar uma dor de cabeça grande lá na frente. Isso porque cada parcela é fundamental para alcançar o período mínimo de contribuição e conseguir se aposentar. 

Tanto segurados facultativos quanto contribuintes individuais podem regularizar suas pendências em atraso, mas cada uma dessas modalidades possuem critérios específicos. No primeiro caso, é possível regularizar o INSS apenas se a guia de recolhimento tiver um atraso inferior ao período de 6 meses. O pagamento é feito on-line através do site da Receita Federal.

Já na segunda ocasião, é possível realizar o pagamento de imediato, sendo necessário apenas comprovar o exercício do trabalho dependendo do tempo de atraso das parcelas.

Como regularizar o INSS?

Para acertar seus pagamentos pendentes, basta acessar o site do Sistema de Acréscimos Legais da Receita Federal e preencher as informações de acordo com a sua situação, informando data de filiação, categoria de contribuinte, endereço e outros dados pessoais.

Após isso, você terá acesso a um relatório detalhado, no qual constarão os atrasos no INSS e as multas e os juros relacionados a essas pendências. Daí, o sistema vai gerar as suas guias de recolhimento em atraso e será necessário efetuar o pagamento pendente para regularizar a sua situação. 

Simples, fácil e prático! Com esse passo a passo, você vai conseguir se livrar dessa dor de cabeça e somar todos os meses de trabalho para alcançar a quantidade mínima de contribuição que permite que você se aposente e receba valores mensais justos e condizentes com o seu histórico profissional.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *