Revisão de aposentadoria: o que é e como funciona?

Você sabia que é possível solicitar uma revisão dos benefícios concedidos na sua aposentadoria? Essa medida pode ser acionada quando, por alguma razão, há suspeita de erro de cálculo ou insatisfação com o valor definido. 

Um exemplo prático: caso você verifique que os seus salários de contribuição constam em um valor abaixo do que o que está descrito nos documentos relacionados à previdência, servindo de base para a concessão do seu benefício e gerando um montante inferior ao esperado, é possível acionar a revisão da aposentadoria.  

É importante frisar que a maioria das revisões possui o prazo de 10 anos contando a partir do primeiro dia do mês seguinte ao do recebimento da primeira prestação do benefício. Ultrapassado esse limite, não é possível solicitar a revisão ao INSS.

Caso os reajustes das leis relacionadas ao seu benefício sejam capazes de gerar um aumento sob o valor recebido por você, também é possível solicitar uma nova análise.

Suporte especializado

“Existem diferentes modalidades de revisão. De todo modo, esse processo é burocrático e contém muitas nuances que podem gerar atrasos e impedimentos para conquistar valores adequados às contribuições do segurado”, explica João Guaitolini, Advogado da Guaitolini e Rodrigues Advocacia Previdenciária.

Segundo o especialista, é fundamental contar com o auxílio de uma equipe especializada em direito previdenciário para ter direcionamento estratégico e acelerar a análise e a concessão de benefícios justos ao segurado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *